sexta-feira, julho 06, 2007

Fotografias!

Mas quem foi a top model armada em boa que inventou esta história de aparecer um paparazzi em todos os bares e discotecas a bater flash?

Vou falar-vos da minha relação com a fotografia. Digamos que se as fotografias fossem «homem» eu continuaria encalhada! É uma péssima relação!

Uma relação dolorosa e antiga! Por exemplo... a minha irmã é mais velhinha do que eu 3 anos (mas não parece! nós somos um estranho caso de partilha genética... ela ficou com todas as partes boas e eu somei as más e ainda fiquei contente!) e no entanto abundam as fotografias daquele bebé lindo, carequinha, louro... do baptizado, com padrinhos, sem padrinhos, com bolo, com faca...
Já quanto à minha infância... foi um poupar de papel! Tenho de bebé uma única foto no dia do baptizado e... verdade seja dita... é mais do que suficiente!
Ora se há qualidade de que não sofro, como de tantas outras, é sem dúvida da fotogenia! Não vale a pena tentarem ser simpáticos... as provas há muito que falam por si!
Quando eu estava em Coimbra, loucas queimas das fitas, desfiles e festas da latada... sabem lá o que eu poupei em fotografia? Tenho uma única foto de cinco anos e porque me foi oferecida. Se eu tirei muitas? Dezenas, para não dizer centenas... mas nenhuma em condições de comprar!
Já na altura eu não bebia... e no entanto tirava fotos com pessoal em avançado estado de decomposição que depois não as compravam também porque a minha cara os denunciaria «Eh pá os meus pais vão achar que estavas com uma pedrada! Coma alcoólico misturado com mais qualquer coisa!» Era esta frase que gentilmente me dizia um namorado dedicado!
As fotos com as amigas... são sempre melhores quando eu não estou. E quando estou as minhas belas amigas ficam ainda mais bonitas, porque eu consigo imprimir efeitos especiais a uma fotografia que ninguém imaginaria!
Fotos tiradas com o 2.º ex-namorado... ele para as poder aproveitar cortou a minha parte em computador, facto de que eu nem pude reclamar, tal era o meu trombil! Claro que a foto amputada apareceu simpaticamente no msn dele! Irra, logo a foto onde ele tinha ficado melhor e eu tinha de estar ao lado a estragar!
Mas se já era mau ser o cúmulo da não fotogenia... tornou-se um drama maior desde que há moda de paparazzi na noite! Vamos ver as fotos à net e grupos de amigos todos sorridentes e que ficaram bem, milhares de fotos de mulheres lindíssimas ou só lindas sempre bem, as nossas amigas ali fantásticas... e eu, por mais que me esforce dá sempre péssimo resultado e o pior é que tenho sempre esperança!
Não se iludam, isto é rigorosamente verdade! Também escusam de vir os insultos dizer que era impossível eu ficar bem! Eu assumo, isto ao vivo já não é famoso, mas nas fotos????
Para ilustrar a coisa: estão a ver aquela piadola de «estragaste-me a objectiva»? Pois bem, já me aconteceu e não foi piadola! Sobrevivi sem uma única tentativa de suicídio! Mas a máquina não! Era ver o pobre do fotografo aflito com o que eu iria pensar e a minha única preocupação era «será que ainda tenho de pagar a porcaria da máquina?»
As únicas fotos aceitáveis da minha pessoa são as tiradas por mim própria. Não é que eu seja grande fotografa... mas sou paciente, apago 999 antes de conseguir tirar uma que engane um olhar menos atento!
Mas o pior de tudo isto é que agora as fotos da noite vão parar à net! Ali a nossa monstruosidade exposta!
O paparazzi pergunta se pode tirar uma fotografia... e eu acho sempre que ela não pode ficar pior do que qualquer outra... e mesmo sabendo que estou a consentir que aquilo vá parar à net... digo que sim! Só pode ser o meu sentido de auto-mutilação a funcionar!
Mas horrível é depois olhar para as fotos. A primeira reacção é de choque. O grito! Ai que medo! Mas o que é aquilo escuro, com ar ganzado e em elevado estado de reacção ao ataque de um enxame de abelhas? Depois... vem o período da oração... sim, porque eu sou encalhada... há que rezar para que ninguém aceda àquela fotografia! Claro que quem estiver na mesma foto, depois de recuperar do choque, e conseguir controlar os olhos esbugalhados, deve temer pela sua própria imagem!
Utilidade destas fotos: recorte, tenha-as por perto e quando as criancinhas não quiserem comer ou ir dormir: «olhó monstro!». Vai ver que resulta.
Amigo paparazzi, só uma coisinha: a próxima vez que me perguntar se pode tirar fotografia... eu interpretarei isso como um pedido de «Parte-me esta máquina fotográfica pela cabeça abaixo, por favor, violentamente!»
dass

12 comentários:

Anónimo disse...

Venho reclamar!!!!!!!! Este texto merece... exige... uma fotografia da própria para nós confirmar-mos a veracidade dos factos!!!!!!

Anónimo disse...

nao acredito,seja verdade ou nao,bonita ou feia,uma coisa é certa,tens uma escrita ligth altamente cativante. já sou mais uma das tuas fieis seguidoras.
fazfavor de continuar com o bom trabalho,dá gosto vir aqui diariamente :)

Paulo Dâmaso disse...

ó Dr.ª DASS, se não a conhecesse diria que o seu texto era "pura" verdade...

Mas, "puro" engano, deixe-me que lhe diga, que nada disso é verdade!

Lá que seja encalhada tudo bem! Também eu sou... Agora feia não e "olha o monstro" não...! :)

Anónimo disse...

Dass,
Parece-me que este texto vai ter o efeito contrário: vais ter mais paparazzis, mais namorados, mais amigos,mais fiés leitores do teu blog, etc, a pretenderem corrigir-te este teu ligeiro trauma

acácio simões disse...

sou da opinião da miss...andas é a enganar o pessoal!

Anónimo disse...

passas a vida a dizer que só mentes quando te pagam ..quem pagou este post?

jg disse...

Cá pra mim, que já tenho muito ano a virar frango, és a típica boazona que diz este tipo de coisas de si própria só para nos deixar abismados e a pensar: "Se esta gaja se acha feia, tou metido num bico d'obra com a minha namorada que mais parece um tractor"
Como diz um comentador, venha daí essa foto.

Unknown disse...

Meus caros, lamento desiludir-vos mas cada palavra escrita é verdade! Não fiquem tristes, eu vivo bem com isso, hahah, com isso e sem albuns fotográficos!

Anónimo disse...

Queremos a foto! Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!Queremos a foto!

4ever... or never disse...

Compreendo-te bem, Dass.. porque comigo acontece o mesmo.. nao consigo nem olhar para uma foto onde eu esteja.. e detesto tirar fotos... ja sei o resultado! Ficam todos bem menos eu, que estrago a foto.. mas isto é so porque não somos fotogenicas! quantas ha que no real ate nao sao grande coisa e nas fotos ficam umas deusas??
e assim a vida.... e assim como tu.. eu vivo bem com isso..
ah, outra coisa.. não sou encalhada (ainda podes ter esperança!!)

Unknown disse...

Meu querido pedinchão... antes de vir aqui pedir a foto convém ter noção de que foi responsável pelo meu último choque fotográfico... depois de me enviar uma fotografia em que a minha parte, obviamente, é capaz de subir o ego ao próprio frankenstein. Maléfico!

Anónimo disse...

humm... tanta mentira escrita...até parece verdade. Minha cara DASS eu tenho umas quantas fotos suas em Coimbra.. e tenho a dizer-lhe que, embora não possa, a sua escrita não reflecte a verdade ...PG

eXTReMe Tracker