terça-feira, novembro 29, 2011

40 horas semanais


Sou absolutamente contra o aumento do horário da semana de trabalho.

Chegamos ao ponto em que já é vergonha dizer que somos contra cortes salariais, diminuição de pensões, sejam elas supostamente douradas ou não, ou contra o não pagamento de subsídios de Natal ou de férias.

O retrocesso social começou pela agressão às liberdades individuais, em nome do combate ao terrorismo e à insegurança. Continua contra todos os direitos sociais e económicos, em nome de uma crise que os políticos não souberam prever e que continuam a não saber resolver, e segue para os direitos políticos, com sucessão de governos sem eleições. Tudo em nome de um bem maior.

Ainda bem que há desalinhados a dizer que não.

O aumento da jornada de trabalho é absolutamente inadmissível, se houver estudos a dizer que fomenta a produtividade, há com toda a certeza outros tantos a dizer o inverso, e sem dúvida, não é uma grande medida de combate ao desemprego.

É maior a danosidade social do próprio simbolismo do aumento do horário de trabalho do que qualquer hipotético benefício, não provado, que possa ter.

E além da CGTP, de Mário Soares, por muito que me custe, e custa, só ouço verdadeiramente os sindicatos das magistraturas a defenderem a Constituição e a não terem vergonha de se mostrarem contra estes atropelos.

Sim, escrevi o texto com a mão esquerda... e com muita convicção!

dass

Sem comentários:

eXTReMe Tracker