sábado, novembro 04, 2006

Mais uma reprovação

Há já duas sentenças que concedem aos jovens estudantes a possibilidade de repetir o famoso exame de química.

Senhora ministra... realmente não me parece que tenha grandes motivos para sorrir.

Mas vamos lá cochichar aqui um bocadito: o Governo deve na sua actuação agir segundo o princípio da legalidade, mas também o princípio da igualdade, como é evidente.
Ora estas sentenças são uma clara reprovação ao seu sentido de igualdade, sra. ministra. No entanto, se bem que as decisões dos tribunais só façam caso julgado face a estes estudantes... parece-me que como governante que é devia estender a censura destes dois casos à sua prática na questão da «repetição dos exames»... ou seja, um estado de bem, compreendendo que a sua actuação, ainda que bem intencionada, resultou numa injustiça, evitaria a iniquidade de se comportar como o mais autista dos malfeitores, e trataria de igual modo tudo o que é igual.
Significa isto, senhora ministra, que era desnecessário ter afirmado, aquando da primeira sentença, que respeitaria a decisão do tribunal. Outra coisa não estava na sua disponibilidade! Neste país ainda existe separação de poderes. O que se espera é que a equipa socrática tenha a ombridade de, a partir destas decisões judiciais, reparar a injustiça, que não foi feita só com estes dois estudantes mas com todos que não puderam repetir os exames.
dass

1 comentário:

jls disse...

Porque é que eu acho que vão todos esperar sentados, antes que alguém repare um mal que ja esta feito! E os progenitores dos ditos estudantes ainda acreditam que os exames vao ser de uma dificuldade idêntica aos anteriores? Crentes!

eXTReMe Tracker