domingo, março 11, 2007

O «nosso» Iraque

Falhou tudo em Portugal, todos os valores, toda a aparência de sociedade de brandos costumes, todo o ilusório edifício democrático com governos mais modernos, mais hábeis, com partidos mais adultos... com mais ou menos deficit, quando todas as semanas somos bombardeados com novos casos de maus tratos e abuso de crianças.
Novo caso de bebé de dois anos em coma por alegados maus tratos infligidos pela mãe e pelo padrasto (já sujeitos a medida de coacção de prisão preventiva)

dass

5 comentários:

Unknown disse...

Que queria que aconteça num país de analfabetos onde impera a manipulação das estatísticas, com um ensino deficiente e anacrónico, onde os cursos de formação servem apenas para dar emprego a formadores sem qualificação e a meia dúzia de amigos do partido que sabem como obter as verbas provenientes da Europa. Que desejava, as realidades sociais não se mascaram com pseudo modernismos nem pseudo liberalismo. A sociedade portuguesa é um corpo doente. Mata-se um filho, morrem crianças sem assitência ou na linha do combóio( (como recentemente em Coimbra), ainda não há pouco tempo matava-se por causa do direito da água, sem apelo nem agravo. Chegaremos lá um dia, provávelmente, quando a escola ensinar o que significa a cidadania. Enquanto tal só esporádicamente a escola tem desempenhado o seu cabal papel no seio da sociedade. O Estado demarca-se dessa sua função primordial, mostra casos de sucesso, quando á volta destes medra, maninho, o insucesso, que se reproduz incessantemente.

Anónimo disse...

Tenho para mim, sem qualquer certeza, de que os casos de maus tratos em crianças, talvez não tenham aumentado, mas sim a sua divulgação pública. Se for como digo é um sinal positivo da atenção da sociedade para com essas violações dos mais básicos dos direitos. Se, porventura, houver dados que me desmintam, então estaremos na fase da evolução humana bem perto da barbárie!

Anónimo disse...

Bom, sociedade de brandos costumes não sei o que é.
Sociedade onde reina a manhosice como dizia um especialista (um teu post recente), isso sim. Quando houver correcção e franqueza, quando houver homens e mulheres prestes a servir o interesse geral do país, (e não por a mão na gaveta, como se fossem donos dessa gaveta, quando o povo só lhes atribuiu a gestão), a democracia terá progredido exponencialmente.
Agora, os maus tratos e abusos de crianças, fazem parte da historia humana, somente hoje não é sujeito tabu, e é relatado nos médias, pelo que temos a impressão que há mais que antigamente. Ora, a violência e a selvajaria estão escritos no código genético humano desde a noite dos tempos, e com uma sociedade cada vez mais individualista e voltada para um hipotético sucesso, não se vê a miséria que nos rodeia. O ser humano, "racional", por mais sábio que seja, não tem qualquer inteligência do mundo que o rodeia.

Anónimo disse...

Dá-me uma revolta tão grande quando ouço falar em maus tratos a crianças! Apetece-me ir ter com essas pessoar e maltrata-los tambem.
Bjinho.Pedro

Sergio Barroso disse...

Não, não falhou tudo. Estas patologias sociais não são novas, o que é novo é que hoje temos um sistema de vigilância mais eficaz. Uma vigilância policial, da justiça e da sociedade. São factos repugnantes, mas não há razão para desespero colectivo.

eXTReMe Tracker