quinta-feira, outubro 25, 2007

Comprar casa modesta no centro da Figueira da Foz... a aventura!

Encalhada mas com vergonha na cara... que isto de viver em casa da mamã se calhar já é um bocadinho de mais, resolvi procurar casa!
Ora já me estava a ver numa casinha.! Continuava, portanto, a ter o melhor dos dois mundos: proximidade da casa da mãe e espaço só meu (melhor dizendo: espaço do banco mas com chave só minha)!
Ora, começa a busca.
1.º Descobri rapidamente que, ao contrário do que eu julgava, é suposto ser esquisita, ver vários imóveis (uma canseira). O cansaço neste momento advém da barbaridade de: Duas visitas! Devia ser: ver um e já está!
2.º Confesso que num primeiro momento tudo me agrada! Pronto, fico triste com armários a cair, com entradas de apartamento que denunciam que era um arrumo a que o elevador não chega e fica para lá da casa das máquinas, quartos de banho medonhos em castanho... Ou sítios onde não cabe uma cadeira!
2.º Deve ser-se marroquino porque o preço pedido inicialmente, nunca é o preço final. Não percebo. Eu quando digo os honorários não estou numa de: se o pato cair óptimo, se não cair vou descendo, vamos lá ver se ele adivinha qual é mesmo o valor real!
3.º Descobri que nos folhetos do imobiliário as empresas põem sempre umas pechinchas para apanhar lá os clientes... e depois quando se chega à fala com um prestável, incansável mediador, afinal ele não tem conhecimento daquele imóvel, ou diz logo que é horrível, ou não é bem assim...
4.º Nem sei porque é que os mediadores se dão ao luxo de trabalhar, deve ser fino! Tipo multimilionário para não parecer excessivamente cagão vai para uma imobiliária, para se misturar com o povo. Sim, porque eu ía jurar
que os tipos vivem todos num palácio ou pelo menos compraram casas carissimas. O quê quer uma coisa barata? Por esse preço nessa zona? Impossível! Mas depois a pessoa lá diz que até viu no jornal ou que o mediador x disse que tinha, mostramos mesmo que não queremos subir a fasquia e as coisas começam a aparecer! Houdini, és cá um brincalhão!
Recebo uma oferta de venda de um apartamento onde, ao que parece, funciona um shopping center de prostituição! Ora, nem mais. Está-se mesmo a ver que o apartamento tem o valor de qualquer outro! Pois, claro está que o melhor sítio para servir uma cliente sozinha é apresentar-lhe um apartamento num prédio que inclusive já deu origem a reportagens sobre prostituição, que em acta de condomínio se regista queixas contra o mercado crescente, os enganos dos clientes ao tocarem às campaínhas... a minha ideia de rentabilizar o investimento não era propriamente abraçar outro ramo profissional!
Segunda experiência fantástica. Quiseram vender-me por preço de T2 uma mini, mini moradia estudio. Eu explico. A localização é fantástica e é linda... mas... a porta é porta de frades de convento. Daquelas em que se passa de lado depois do almoço para ver se temos de entrar em jejum. Entrou? Está na cozinha. Esqueça lá mesa, cadeira, um sofásito de um só lugar, um puf... nada disso. Se for uma pessoa ainda pode comer num banco encostada a uma banca (disse banca, não balcão, não há espaço para o ão). Também não era cozinha, que ainda não estava lá nada. Em cima as micro escadas, levam a um micro espaço do tamanho de uma cama. E não sei bem se a minha lá caberia. Resultado, teria de ser equipado com estudio, e mesmo assim, sem direito a roupeiro, porque não cabe, nem uma secretária ou uma mesinha, nada!
E, descobri depois, não havia um único milímetro onde estender uma peça de roupa, nem sequer um belo string!
Vá, até faziam um desconto, se eu equipasse a micro-cozinha e mobilasse o micro-estudio!
A saga continua, continuo apostada em encontrar apartamento baratinho e bem localizado! Onde caiba uma cama pelo menos, sim? Onde haja espaço para pôr qualquer coisa que dê para desarrumar, e já agora eu levaria pc, televisão, livros, electrodomésticos, roupa, lingerie, brilhos... isto se não for abusar muito do espaço.
Mas o mediador era um senhor! Um vendedor nato! Depois de achar que eu pagaria a exorbitância que ele pediria... o que se compreende, eu tenho pouco mais do que um metro e meio de altura e a dieta encurtou qualquer coisa na largura, logo até cabia ali. Resolve soltar a pérola:
Este imóvel não serve para muita gente, mas não temos pressa em vender, mas obviamente não dá para um casal ou para alguém com filhos, é uma situação interessante para si. Já disse ao proprietário «O espaço não vai crescer. Só serve ou para solteiros ou para SOLTEIRONAS!!!!!!!!»
Hás-de vender muitos imóveis assim! A casa é naturalmente pequena para o tamanho da tua boca. E quanto a estar sozinha, amigo, garanto que se o teu único neurónio não morreu até hoje, eu sobrevivo... mas com espaço, tal como ele tem um cérebro inteiro para habitar!
dass

7 comentários:

Anónimo disse...

ai amiga bem podes continuar!!!
esse foi só um 1º de muitos episódios.
Força!!!

Anónimo disse...

LOL

Big Ass disse...

Eu estou desde manhã intrigado. Que raio é um string???????????

Rato disse...

Conselho de macaco velho. Deixe-se de ideias loucas. ALUGUE, amanhã mude!

Anónimo disse...

Acredite minha senhora que lamentávelmente, é muito dificil encontrar na figueira da foz, um apartamento a preços aceitáveis e com áreas , acabamentos e equipamentos que tenham a dignidade que procura e que certamente merece. Mas não desista. Desistir há segunda visita, revela também um esforço demasiado pobre, para a pretensão deste guião de aventura que nos apresentou. E confie sempre num mediador profissional,são inquestionavelmente os mais habilitados a encontrar uma solução imobiliaria á sua medida. E felizmente temos alguns muito bons á sua disposição. Seja feliz. Luis Manuel.

Anónimo disse...

Acredite minha senhora que lamentávelmente, é muito dificil encontrar na figueira da foz, um apartamento a preços aceitáveis e com áreas , acabamentos e equipamentos que tenham a dignidade que procura e que certamente merece. Mas não desista. Desistir há segunda visita, revela também um esforço demasiado pobre, para a pretensão deste guião de aventura que nos apresentou. E confie sempre num mediador profissional,são inquestionavelmente os mais habilitados a encontrar uma solução imobiliaria á sua medida. E felizmente temos alguns muito bons á sua disposição. Seja feliz. Luis Manuel.

Anónimo disse...

Tenho T3 para venda. Tem 3 quartos, 2 WC, 1 despensa, dois arrumos, duas varandas (uma é marquise), uma lareira com recuperador de calor direccionado para zona de quartos. Usado mas em muito bom estado. Prédio Sossegado, zona calma, perto de tudo. Preço acessível. Telm. 968546549

eXTReMe Tracker