domingo, agosto 03, 2014

Guantanamo

Na sicnotícias foi apresentado um trabalho de qualidade sobre os apanhados, torturados, ilibados de Guantanamo. Homens a quem se roubou a vida e que continuam no horror porque nenhum estado acolhe não condenados, inocentes jurídica e realmente, com o selo Guantanamo.
Este é um horror que a todos nos deve fazer pensar, como a permissividade da tortura e do cativeiro sem julgamento, em nome do combate ao terrorismo, pode destruir vidas.
Dois valores importantes numa tensão dialética. Com a tortura e a pena de morte não se pode contemporizar, a injustiça sobre inocentes é um preço demasiado alto a pagar.
Na peça o que mais me chocou é que sobraram, em Guantanamo, sem vida, sem futuro, sem solução, homens que os próprios EUA consideram inocentes e que mesmo assim continuam a ser torturados: alimentados à força, amarrados, porque a opção greve de fome não pode resultar na sua morte. Não ficaria bem nas estatísticas e contas do regime.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os EUA não são exemplo para ninguém, são talvez para uns lacaios como o José que serviu os cafés ao Bush-bêbado e ao pateta-Blair.
Aqui no link um dado curioso sobre o país que mais prisioneiros tem, em termos absolutos e relativos.
Ver o gráfico e apreciar o número de engenheiros, e já agora porque não, dos advogados também:
http://resistir.info/crise/geab_79.html
Alguma explicação aqui:
http://resistir.info/eua/sistema_prisional.html
Obviamente que os dias do Império já estão em contagem decrescente, o problema é que eles estão armados até aos dentes. Devemos temer o pior no momento do estertor. É uma sociedade doente, viciada em guerras.
:)

eXTReMe Tracker