segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Guterres rejeita Belém e escolhe Jolie


http://porquemeencanita.blogs.sapo.pt/guterres-rejeita-belem-e-escolhe-jolie-9345


Guterres rejeita Belém e escolhe Jolie

por maria l. duarte, em 07.02.15
De acordo com o Expresso, Guterres já terá comunicado ao Secretário Geral do Partido Socialista que não será candidato a Belém, nas próximas eleições (presidenciais).
Não deixa de ser irónica a referência a que esta decisão só será tornada pública  quando o PS decidir anunciar o seu candidato. Digamos antes, oficialmente comunicada, porque a informação já está num semanário de referência e em todas as televisões.
E compreende-se que assim seja: O PS tem interesse em que o país comece a interiorizar o candidato; que o comece a ver como tal, que lhe preste atenção, que o veja como presidenciável e como o próximo PR, que o olhe como o futuro PR.
Esta notícia do Expresso há-de ter feito sorrir de regozijo: Marcelo, Rio, Vitorino e Sampaio da Nóvoa. Santana há-de ter ficado com um misto de alegria e cara de tacho.
Vejamaos:
  • Sampaio da Nóvoa esperará que Vitorino não quebre agora a tradição, e se mantenha como Sebastião Menor (não, não é uma referência à altura ou à sua imagem a subir naquela escadinha militar - mas podia ser);
  • Vitorino esperará agora ser cortejado e desejado;
  • Rio já se sentirá PR (e eu espero, sinceramente, que nunca seja PR ou PM), uma coisa é certa: só será o candidato mais votado da direita, ou o candidato da direita, se Marcelo não avançar. Contra a ameaça de Rio faria sentido uma antecipação Marcelista;
  • Marcelo terá aqui o cenário perfeito. Sentir-se-á, cada vez mais, o próximo PR. Tem uma difícil tarefa pela frente, contudo, por um lado o necessário distanciamento deste Governo, por outro lado continua a necessitar que Passos o apoie para não ser ele a quebrar a regra de ser o «segundo» candidato a PR. E neste cenário até o apoio dos populares seria bom. Marcelo, que é homem de estratégia, poderá fazer já um pré-pacto com Rio, apoiá-lo a próximo candidato à liderança do PSD (após as legislativas), não avançando este a Belém. Resta saber se Rio quer fazer uma travessia na oposição. A história recente do PS, mas também do PSD, mostra que o primeiro líder do partido na oposição, não é o líder que chega a legislativas.
  • Santana, se vê aqui a oportunidade de um candidato da direita ganhar - note-se que Santana acha que pode sempre ganhar - por outro lado, é com profundo azar e azia que verá esta notícia após o seu recuo para o anúncio de candidatura só em Outubro. Era a sua oportunidade de começar a fazer campanha já, sem o fantasma de Guterres; Temo por quem o tenha aconselhado a recuar, temo mesmo.
  • Obviamente que temos de contar com a lata de Santana para assumir que, afinal, pensou melhor, há cenários que o exigem, e de continuar na sua pré-campanha, declarando-se, mesmo, candidato. Também não devemos descurar o palco semanal de Marcelo e a sua capacidade de manobrar tapetes. Pode muito bem espetar a lança em Santana e arranjar forma de a sua candidatura seja «claramente» anunciada. 
Entre ir ocupar um Palácio frequentado, actualmente, por Cavaco ou continuar a ser o único português a privar com Angelina Jolie, Guterres fez uma escolha que nenhum homem criticará.

Sem comentários:

eXTReMe Tracker