segunda-feira, dezembro 21, 2015

Escolhas de Natal. Tudo é política. Tudo tem consequências.




A vida é feita de escolhas.
As autarquias e as associações comerciais são livres de escolher investir em engalanar uma cidade para o Natal, ou não. Os orçamentos são o que são e é legítimo sacrificar luzes e música de Natal em prol de outros projectos, desde que voltados para as pessoas.
Naturalmente que essa decisão, que pode parecer fútil a alguns olhos, de adornar uma cidade com enfeites de natal, tem mais peso quando uma cidade vive, grandemente, do turismo. Quando o comércio necessita de estímulos, quando as ruas precisam de pessoas.
A Figueira da Foz é a cidade que quer os seus cidadãos na rua, a participar de iniciativas, que quer todo o ano ter visitas e turistas que não passem por cá, mas que fiquem e, sobretudo, que voltem.
Tanto basta, a meu ver, para que se invista no turismo, na beleza da cidade.
As pessoas deslocam-se a Lisboa para ver a árvore de natal, as iluminações, como um ritual que ganha adeptos. Óbidos contrariou a morte das livrarias tradicionais e tornou-se, ao mesmo tempo, tradição de vila natal. Águeda atrai visitas ao seu gigante Pai Natal. Montemor transforma o castelo num sonho de luz de Natal.
A Figueira tem rede hoteleira de qualidade, tem rio, mar, praias deslumbrantes, serra, salinas e depois tem o resto, o resto... Um casino, um CAE, conseguiu inscrever paragens de cruzeiros por aqui, de passagem.  Devia investir num deslumbrante postal/cidade de Natal? A minha opinião é: sim.
Admito, aceito, compreendo que não possa.  Na realidade com esta, ou com nenhuma justificação, temos acanhadas luzes aqui e ali, semeadas num dia de vento.
Lamento, mas ou se faz porque se pode, porque se quer, porque se investe e faz escolhas, ou não se faz.
Fazer mal, fazer pouco, fazer tarde, isso sim é deitar dinheiro fora. É má, é péssima decisão.
As fotografias são de 17 de Dezembro. A 17 de Dezembro faz sentido estar a montar luzes de Natal? Não deveria ser a 17 de Novembro? Estivemos à espera dos saldos de última hora de iluminações, do resto de luzes que ninguém quis?
Gastar dinheiro é isto.
Façam-me um favor. Lembrem-se que o verão se prepara no Inverno.


Sem comentários:

eXTReMe Tracker