domingo, janeiro 04, 2015

Gripe Mortal

Portugal tem todas as condições para aliviar a pressão da Segurança Social, diminuindo o número de reformas a pagar, dentro de poucos dias. Como? Através de um surto de gripe, agressivo, que aí vem.
Isto não é nenhuma teoria da cabala (aviso já). Não estou a dizer que o vírus foi criado, propagado ou tornado mais agressivo com esse fim. Não sou partidária desse tipo de teorias patéticas.
Contudo, temos avisos televisivos que indicam o prazo de 3 semanas para um verdadeiro surto de gripe agressiva, e não explicam (e nem todos podem entender) que a gripe agressiva já aí está.
Doentes crónicos ou indivíduos especialmente frágeis, crianças de tenra idade ou idosos, são a população que corre, como é expectável, o maior risco.
Portugal não tem uma rede social capaz e generalizada de apoio aos idosos. Salvo os que estão acamados e têm um qualquer serviço de higiene e alimentação ao domicílio, os demais estão por sua conta e risco.
Todos os dias estes idosos vão à rua, com as suas dificuldades, expor-se ao frio e aos vírus, para comprar alimentação ou medicação, quando o dinheiro chega. E quase nunca chega.
Portugal tem casas mal isoladas, e mal aquecidas.
As rendas que se mantêm aos níveis a que os idosos podem pagar, são rendas de casas com parcas condições, sem aquecimento condigno. Todos os anos se morre com braseiras ou com o colapso da rede eléctica da casa, que não aguentou a sobrecarga de aparelhos de aquecimento.
Mas, e sobretudo, as reformas miseráveis (que os nossos agentes políticos crêem que chegam, porque o nível de vida é outro) se não chegam para alimentação condigna ou farmácia, não chegam, certamente, para pagar energia que mantenha a casa quente.
Não há plano qualquer de contingência, salvo assegurar que os hospitais têm medicação e que se reforçaram para haver menos listas de espera, ou alargaram consultas.
Aliás, Lisboa já suspendeu o plano de contingência de acolhimento dos sem-abrigo. Não acabou só a maior onda de frio, se é que acabou. Acabou o Natal. E é sempre assim.
A maioria das cidades nem tão pouco teve qualquer apoio a essa população desprotegida. Nem têm, normalmente, faça frio de gelar, ou chova a cântaros.
Os números de mortes em Janeiro de 2014 são muito expressivos. Este ano espera-se um surto de gripe, de vírus mais agressivo, para que a vacina terá pouco mais de 50% de eficácia. Pelo menos já temos um registo de mortes em directo.
Haja verbas para subsídios de funerais. Porque reformas miseráveis vão perder muitos beneficiários. 
Estas contas cabem na folha de cálculo. As pessoas não.

Sem comentários:

eXTReMe Tracker